06 março 2007

Algumas Doenças Sanguineas...


As doenças do sangue resultam de algumas mudanças anormais na sua composição. Existem diversas doenças sanguíneas, tais como a leucemia, anemia, trombocitopemia, policetemia, etc. A redução anómala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia. A formação anormal de hemoglobina é característica da anemia falciforme e da talassemia. A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos. A deficiência de qualquer um dos factores necessários à coagulação do sangue provoca hemorrogias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia, são hereditárias.


Anemia

A anemia, palavra que do grego significa "privação do sangue", é caracterizada por uma diminuição da quantidade total do número de gló
bulos vermelhos ou de hemoglobina da sangue (concentração de hemoglobina inferior a 0,13 g/mol no homem e 0,12 g/mol na mulher).

- Hemoglobina


A hemoglobina é constituída por um pigmento vermelho chamado "heme", que dá a cor vermelha característica do sangue. É um pigmento especial predominante no sangue, cuja função é transportar o oxigénio. Transporta o oxigénio dos pulmões até aos tecidos do corpo. Depois, inverte a sua função e recolhe o dióxido de carbono, transportando-o até aos pulmões para ser expirado. A deficiência de hemoglobina provoca a anemia. As alterações da hemoglobina podem causar a anemia falciforme.

- Anemia das Células Falciformes

A anemia falciforme é um processo hereditário em que a hemoglobina se apresenta alterada.Conhecida também como anemia drepanocítica, é causada pela existência de hemoglobina anómala ou hemoglobina S, que muda de forma quando a quantidade de oxigénio no sangue se reduz por qualquer motivo. As hemácias que contêm a hemoglobina também mudam, adoptando a forma de foice (falciforme)

Hemácias falcizadas em portador de anemia falciforme

- Outros tipos de Anemia:

Pode-se verificar a anemia em diversos casos patológicos: hemólise, doenças malignas, saturnismo, talassemia, hemorragia, deficiência de vitamina B12, deficiência de ferro, afecções inflamatórias crónicas, etc.
A mais comum é a anemia ferropénica provocada por um deficit de ferro, elemento essencial para a fabricação de glóbulos vermelhos. A anemia perniciosa é provocada por um deficit de vitamina B12, fundamental para a produção de hemácias.



- Tratamento

O tratamento da anemia depende da sua causa e gravidade. Em casos de suspeita de anemia, recomenda-se procurar um médico.