21 março 2007

Sistemas Fechados - Tipos de Circulação Sanguínea


O sistema circulatório dos vertebrados é um sistema de transporte fechado, sendo o sangue bombeado pelo coração através de um sistema contínuo de vasos sanguíneos.
Neste tipo de sistema circulatório o coração tem posição ventral apresentando nos animais diferente número de aurículas e ventrículos. Também é variável o número de vasos ligados directamente ao coração.

- Peixe

  • Circulação Simples: Tipo de Circulação característica nos peixes. Coração com duas cavidades: uma aurícula e um ventrículo. No coração circula apenas sangue venoso. O sangue percorre um trajecto único, passando uma vez pelo coração.

- Anfíbios

  • Circulação dupla incompleta: Coração com três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. O sangue percorre dois trajectos diferentes, passando duas vezes pelo coração. Há mistura parcial de sangue venoso e arterial no ventrículo. Este tipo de circulação, para além de estar presente nos anfíbios, também é característica dos répteis.

- Mamíferos


  • Circulação dupla e completa: Coração com quatro cavidades: Duas aurículas e dois ventrículos. O sangue percorre dois trajectos diferentes, passando duas vezes pelo coração. Não há mistura de sangue venoso e sangue arterial. Por isso, nestas condições, é maior a oxigenação do sangue que chega às células, o que permite uma maior capacidade energética. Existe nas aves e mamíferos.

Sistemas de Transporte

O grau de complexidade dos animais condiciona os diferentes tipos de sistemas de transporte. Globalmente considera-se a esxistência de dois grupos de sistemas de transporte nos animais: Sistemas de Transporte Abertos e Sistemas de Transportes Fechados






A - Sistema Circulatório Aberto

B - Sistema Circulatório Fechado