23 março 2007

Sistema Linfático

Todas as células do organismo recebem substâncias do meio e eliminam produtos resultantes do seu metabolismo, estando ou não em contacto com meio externo, do qual depende. Este intercâmbio de substâncias é possível graças ao movimento do sangue e da linfa, fluidos extracelulares que fazem parte do meio interno.
No organismo humano o sangue não contacta directamente com as células, sendo estas banhadas por um fluido, fluido intersticial ou linfa intersticial, que é um líquido claro e transparente. Os capilares sanguíneos têm uma parede muito fina, o que facilita o intercâmbio de substâncias entre o sangue e o fluido intersticial.


Ao nível dos capilares, na proximidade da arteríola, a pressão sanguínea força o plasma e pequenas moléculas dissolvidas passam através da parede para os tecidos, juntando-se ao fluido intersticial. Este fluido difere do plasma sanguíneo, fundamentalmente pelo facto de conter muito menos proteínas, uma vez que as proteínas, sendo macromoléculas, dificilmente atravessam as paredes dos capilares. Os leucócitos podem também abandonar os capilares sanguíneos, deslizando as células das paredes desses vasos. Forma-se assim esse fluido ou linfa intersticial que banha as células. Durante a circulação sanguínea cerca de 90% do volume do sangue retorna das redes capilares para o coração.



Aproximadamente 10% do fluido que atravessa a parede dos capilares para os tecidos, bem como alguns leucócitos, não regressa directamente ao sangue, juntam-se à linfa intersticial. O excesso deste fluido difunde-se para capilares linfáticos, que existem nos diferentes órgãos entre os vasos sanguíneos, e fazem parte do sistema linfático.
Uma vez dentro dos vasos do sistema linfático, o fluido denomina-se: linfa circulante e é igualmente constituída por plasma e leucócitos. Tal como o sangue, a linfa intervém na defesa do organismo através dos leucócitos, que fazem parte da sua constituição.


Circulação Sanguínea - Exercícios

Mostra que sabes e responde a estas perguntinhas!!





1. Faz a legenda da figura:



2. No Coração Humano circula...

a) sangue arterial do lado esquerdo e sangue venoso do lado d
ireito.
b) sangue arterial do lado direito e sangue venoso do lado esquerdo.
c) apenas sangue arterial.
d) apenas sangue venoso.


3. Completa os espaços em branco:


Todos os vertebrados possuem sistema circulatório __________. O sangue dirige-se para o coração por __________ e entra para as __________. de seguida, passa para os __________ e sai por __________, que se ramificam em redes de __________, que distribuem o __________ pelos diferentes órgãos. O fluido que banha directamente as células chama-se __________.


4. Observa as figuras:





4.1. Qual o esquema que se refere à circulação do Homem?


4.2. Como se designam os percursos 1 e 2?


4.3. Qual a vantagem da circulação dupla relativamente à circulação que apresenta o peixe, simples?


Vídeo - Circulação Sanguínea